Processos trabalhistas costumam ser um dos principais medos e problemas das empresas brasileiras. Faz sentido, pois as ações acerca do Direito do Trabalho tendem a custar caro para o caixa e o clima da organização.
Felizmente, existem maneiras de reduzir e até evitar processos trabalhistas. Separamos algumas dicas sobre isso, confira!
Principais causas de processos trabalhistas nas empresas
Antes de entender como evitá-las, é interessante compreender o que mais gera ação trabalhista dentro de um negócio. Veja
- Insalubridade e periculosidade: especialmente quando há erro de cálculo no adicional da remuneração sob essas condições. Falta de ferramentas adequadas de trabalho em cenários insalubres ou perigosos também podem gerar ação.
- INSS e FGTS: quando o empregador falha no recolhimento desses valores.
- Danos morais: acontece em situações em que o trabalhador se sente humilhado e constrangido.
- Acidente de trabalho: ocorre quando o colaborador tem sua saúde ou integridade física prejudicada no exercício de sua atividade, especialmente por falta de equipamento, condições e orientação adequada sobre sua segurança.
- Desvio de função: quando o trabalhador exerce tarefas diferentes daquelas para as quais foi contratado.
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5 atitudes para reduzir processos trabalhistas na empresa
Agora que você viu quais são os principais processos trabalhistas na empresa, ficará mais claro de compreender os passos para evitá-los. Vamos lá!
1. Compreenda e siga toda a CLT
O ponto de partida para evitar processos trabalhistas é compreender toda a Consolidação da Lei do Trabalho, quais são os direitos e deveres do empregador e empregado.
Na lei trabalhista há detalhes sobre toda a relação entre empresa e colaborador – se esses detalhes forem bem observados e aplicados, certamente os riscos de processos diminuirão significativamente.
2. Elabore documentos admissionais com validade jurídica
Ou seja: crie o regimento interno, manual do funcionário e código de conduta para que seu time saiba quais são seus direitos e deveres. Esses documentos precisam estar de acordo com a lei e também com as diretrizes da empresa para serem verdadeiramente eficientes.
3. Treine a equipe
Além dos documentos, é importante integrar seu time às regras da casa. Treine-os para compreender seus papéis enquanto colaboradores e integrantes de um ecossistema.
4. Ofereça um ambiente de trabalho seguro e saudável
Seguir a CLT e elaborar documentos que orientem os colaboradores com clareza são etapas complexas, mas que trazem efeitos positivos e protegem o negócio. E não para por aí.
Evitar processos trabalhistas é uma forma de, também, contribuir com a comunidade de maneira mais ampla – afinal, colaboradores mais felizes trabalham e vivem melhor.
E para isso, é fundamental oferecer ao time um ambiente de trabalho e ferramentas para que tenham segurança para desenvolver suas atividades.
Tarefas de escritório, por exemplo, costumam ocasionar algumas doenças de repetição – nos pulsos e na coluna. Qual a forma de evitar isso? Ginástica laboral é uma delas.
5. Conte com advogados especialistas em gestão para evitar processos trabalhistas
Mais do que contratar um advogado trabalhista, você pode procurar por escritório de advocacia com expertise em gestão de negócio.
Esses profissionais vão atentar para todo o cumprimento da lei em consonância com boas práticas de gestão, garantindo que sua empresa evite processos trabalhistas e também tenha uma performance mais positiva na relação empregador X colaborador – e consequentemente, melhores resultados.