Se você quer entender como processar um banco por juros indevidos e receber seu dinheiro de volta, está no lugar certo: preparamos este artigo para ajudá-lo a compreender um pouco mais sobre seus direitos – o Direito do Consumidor Bancário.

Juros indevidos: entenda o que eles são

Os bancos cobram por juros do uso de crédito (como do cheque especial, por exemplo) diretamente na conta corrente do cliente. E quando essa prática está prevista em contrato, não há qualquer problema.

No entanto, esses juros que são automaticamente debitados podem exceder o necessário. Em outras palavras, a instituição bancária pode estar cobrando juros a mais de seus clientes sem que eles percebam.

Isso acontece porque as taxas que determinam o quanto cobrar de juros mudam. Quando elas mudam, os juros supostamente devem mudar também, ficando menores.

E nem sempre o banco diminui a cobrança feita na conta. É importante entender que essa mudança não repassada ao cliente muitas vezes não ocorre por má fé por parte das instituições.

Pode ser simplesmente porque o sistema não identificou a alteração ou por erro humano.

De qualquer forma, quando o banco cobra indevidamente (o que é muito comum) precisa devolver dinheiro para o cliente.

Como saber se o banco está cobrando juros indevidos?

Para saber se o banco está cobrando juros indevidos é necessário fazer uma auditoria da conta bancária. Esse procedimento consiste em analisar as tarifas debitadas nos últimos 10 anos e calcular quanto o banco precisa devolver, muitas vezes em dobro, para o consumidor.

É muito importante que a auditoria na conta bancária seja realizada por advogados especialistas em Direito do Consumidor Bancário.

Esses profissionais visualizam com precisão os juros indevidos e calculam quanto o banco precisa devolver.

Curiosidade

Havia cobrança indevida feita pelos bancos em 100% das contas auditadas pela GWD Advogados nos últimos 20 anos.

Apenas para dar uma ideia de quanto os consumidores bancários podem receber de volta, em maio de 2022 os clientes da GWD receberam mais de R$4 milhões em ações bancárias.

Talvez, você também tenha dinheiro para receber de volta dos bancos por causa de cobranças indevidas. Consulte nossos especialistas para tirar suas dúvidas, mande sua mensagem no formulário abaixo.

Preencha o formulário com seus dados e sua mensagem. Nossos especialistas entrarão em contato com você em instantes.







    Como processar um banco: é necessário processar para receber seus direitos?

    Em algumas situações é necessário processar para receber seus direitos. Em outros casos é possível resolver com auxílio de advogados pelas vias extrajudiciais.

    Quando é necessário processar um banco

    Geralmente, é necessário processar o banco para receber por seus direitos quando a instituição se recusa a devolver dinheiro pelas vias amigáveis.

    Outro caso em que é importante levar a ação para o Pequenas Causas ou Justiça Comum (dependendo do valor da ação), ocorre quando o consumidor sofreu algum dano material ou moral. Nesse caso, além da devolução das cobranças indevidas, há a indenização pelo dano.

    Para processar um banco é necessário contar com advogados de sua confiança e experientes no ramo do Direito do Consumidor Bancário.

    Quando não é necessário processar

    Não é necessário processar o banco quando a instituição aceita devolver os valores indevidamente cobrados, por vias extrajudiciais.

    Para aumentar a possibilidade de evitar o pleito judicial, é fundamental contar com advogados que farão a auditoria da conta e o calculo do que é devido. Os profissionais também confeccionam os documentos necessários para pedidos eficientes de devolução extrajudicial.

    O que fazer para receber dinheiro de volta do banco por juros indevidos

    Para receber dinheiro de volta do banco, o ponto de partida é pedir para seu advogado experiente em Direito Bancário fazer uma auditoria na conta corrente, analisando as cobranças realizadas pelo banco durante os últimos 10 anos.

    Depois de feita a auditoria e calculados os juros indevidos que foram cobrados, o seu advogado segue com a ação bancária exigindo a devolução do seu dinheiro.

    Clique aqui e agende seu horário na GWD Advogados

    Direito do Consumidor Bancário: como receber dinheiro de volta por juros indevidos

    Se você quer entender um pouco mais sobre seu direito enquanto consumidor bancário e como receber dinheiro de volta por conta de juros indevidos, baixe nosso e-book gratuitamente.

    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Prudentópolis – PR

      Rua Capitão João Alves David, 230
      Centro – CEP 84400-000
      (42) 99805-2701

      recepcao5@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.